31 de maio: Esclarecimento necessário: os encontros on line com os professores do Colégio Dominique são estruturados no conceito de Sala de Aula Invertida: primeiro o aluno estuda o tema sugerido pelo professor (videoaulas do Positivo e outros canais). Depois tira dúvidas nas videoconferências diárias, on line, com os professores do Dominique. É preciso compreender que cada estudante tem um ritmo de aprendizagem e a escola trabalha respeitando estas diferenças. Para alguns, a tarefa acima já exige um esforço intenso. Para outros, é possível cumprir essa atividade e ainda continuar estudando as videoaulas atualizadas semanalmente pelo Positivo, incluindo as avaliações de desempenho. Ainda há, também, as crianças e jovens que não conseguem avançar em nenhuma das propostas acima. Nestes casos, muitas são as dificuldades: problemas na internet; falta de domínio das ferramentas, entre outras. Qual o papel da escola neste quadro? Ajudar, amparar, propor alternativas, elaborar planos de recuperação, descobrir os motivos da não participação do aluno nas muitas propostas oferecidas. Assim faremos, hoje e sempre. Nenhum estudante ficará para trás. Nenhum estudante deixará de ter apoio. Neste sentido, é muito gratificante ver alunos e familiares preocupados com outras crianças e jovens da classe que ainda não interagiram nas atividades on line. Parabenizamos por este comportamento solidário, lembrando que todos serão contatados e terão todo o apoio da escola. Reiteramos ainda que, quando voltarem as aulas presenciais, um amplo processo de recuperação será desenvolvido e, juntos, superaremos mais este desafio.
28 de maio: Vejam como o tempo passa...o final desta semana é o prazo para as famílias encaminharem a “tarefa” de responder ao Alicerce 2020. Percebam como muitos de nós deixamos o cumprimento das tarefas para os últimos dias....assim, vale meditar: ao sempre exigir que a garotada cumpra os prazos das tarefas da escola, conseguimos nós – pais e professores – dar bons exemplos? Uma das grandes conquistas desta quarentena será a reflexão necessária sobre todos os passos do processo educativo. Damos os melhores exemplos aos nossos filhos? Somos pacientes com as dificuldades alheias? Somos solidários com as famílias que enfrentam dificuldades para se ajustar às questões da tecnologia do ensino a distância? Compreendemos que é importante superar as falhas com serenidade e paciência? Entendemos a escola como um grande núcleo de estímulo à reflexão e espaço para promover novas possibilidades na educação? Ou achamos que o modelo de escola que atendeu a nós e aos nossos pais deve ser mantido para as atuais e futuras gerações? Rousseau (1712-1778), em 1750, recebeu o primeiro prêmio de um concurso que propunha o tema: "Se o progresso das ciências e das artes tinha contribuído para aprimorar os costumes." A negativa a esta questão rendeu-lhe fama entre os franceses, denunciando a desumanidade de uma civilização que perdeu o sentido do homem interior. A certeza de que a nossa geração verá mudanças tecnológicas numa velocidade muito maior daquela presenciada por nossos pais resgata o pensamento rousseauniano: irá a natureza humana caminhar para uma sociedade mais solidária e justa? Participaremos ativamente dessa conquista?
25 de maio: Com a implantação das videoconferências utilizando a metodologia "Sala de Aula Invertida" seguiremos com as revisões e reposições na modalidade a distância para todas as séries do ensino fundamental e médio. Para os alunos que não tiverem dificuldades para conciliar estas reposições/revisões com o acompanhamento das videoaulas atuais do specomvoce.com.br recomendamos que avancem. É importante todos compreenderem que há estudantes que apresentam um ritmo mais lento de aprendizagem e precisam de maior auxílio. Outros, por sua vez, têm mais facilidade e devem seguir em frente. Estamos atentos e preparando novos canais para apoiar e incentivar os nossos alunos.
20 de maio: De 22 a 25 de maio os alunos poderão testar seus conhecimentos nos simulados do specomvoce.com.br.
Confira e incentive a participação de seu filho!
Simuladinho (1º ao 5º ano)
Simulado (6º ao 9º ano)
Simulado Enem Ensino Médio (Parte 2)
Provas disponíveis até 25 de maio.
Acesse: avaliacoes.specomvoce.com.br
18 de maio: Nesta segunda quinzena de maio as famílias seguem sendo contatadas, por nossas coordenadoras e professores, para orientar sobre as interações dos alunos através das ferramentas de videoconferência. Funcionará assim:
1) O aluno receberá o link de uma videoaula do specomvoce.com.br que deverá assistir/rever.
2) O professor do Colégio Dominique marcará o dia e a hora da videoconferência, com toda a classe. Divulgará um link de acesso para esta videoconferência. Nesse encontro, ele irá tirar as dúvidas da videoaula que o aluno assistiu previamente e, também, reforçará conceitos, fará correção de exercícios e apresentará novos desafios.
3) Nosso cuidado ao implantar essa metodologia de forma gradativa é para dar tempo às famílias ajustarem as questões de internet e para os alunos - todos - se organizarem para não perder os encontros, já que contará como aula reposta. Ou seja, contará presença.
4) A metodologia adotada - "Sala de Aula Invertida" - prevê que o aluno estude primeiro (videoaula) e tire dúvidas com o professor depois (videoconferência).
14 de maio: As interações on line com os professores do Colégio Dominique ocorrerão, de segunda à sexta-feira, em dois momentos para os alunos das turmas da manhã: uma aula as 9h e a outra as 10h. Para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, inicialmente, será apenas um momento diário de 40 minutos. Aguardem cronograma das datas e das matérias correspondentes. Por enquanto, pedimos às famílias que pesquisem sobre o serviço de videoconferências Zoom. Esta será a ferramenta que utilizaremos inicialmente para a interação aluno-professor.
12 de maio: Sobre o 2º Simulado ENEM do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, lembramos que, ao todo, o aluno terá 5 horas e 30 minutos para fazer a Parte 1, que fica disponível de sexta-feira, 15 de maio, até às 23h59 de segunda-feira, 18. Serão 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para iniciar a prova, basta fazer o acesso em avaliacoes.specomvoce.com.br com seus dados do Positivo On. Procure um lugar livre de distrações, para que consiga testar seus conhecimentos em uma situação mais próxima da real.
11 de maio: Nesta semana, de 11 a 15 de maio de 2020, publicaremos os itens que darão forma ao documento “Alicerce 2020 – Dominique rumo aos 50 anos”. Do que se trata? É um conjunto de pensamentos que construiremos com TODOS do Colégio Dominique, neste momento em que o Mundo sinaliza para a humanidade rever conceitos e atitudes. Neste documento não estarão apenas os mecanismos que adotaremos para avançar nas aulas via internet, mas muitas questões pedagógicas, conceituais, estruturais e financeiras. Pedimos a todos que participem e leiam com bastante atenção. Para acessar o documento, clique aqui.
8 de maio: Divulgaremos nesta próxima segunda-feira o detalhamento das estratégias e das ferramentas para as reposições das aulas.
7 de maio: Mensalidade Escolar: Pagamento na secretaria escolar mediante agendamento ou depósito em conta bancária do colégio. Nas duas possibilidades, contatem-nos pelo whatsapp (12) 99197-5399 para agendar ou conferir os dados do banco. Lembrando que de maio a dezembro haverá 10% de desconto.
5 de maio: Confira as orientações do protocolo de saúde para a retomada das atividades educacionais. É importante já conversar com as crianças e os jovens sobre este novo momento da escola, preparando-os para a volta às aulas presenciais, com data ainda à confirmar. Leia também o protocolo pedagógico.
Orientações Gerais: clique aqui
Informações para o período de quarentena: clique aqui
Comunicados anteriores: aqui
28 de maio: Vejam como o tempo passa...o final desta semana é o prazo para as famílias encaminharem a “tarefa” de responder ao Alicerce 2020. Percebam como muitos de nós deixamos o cumprimento das tarefas para os últimos dias....assim, vale meditar: ao sempre exigir que a garotada cumpra os prazos das tarefas da escola, conseguimos nós – pais e professores – dar bons exemplos? Uma das grandes conquistas desta quarentena será a reflexão necessária sobre todos os passos do processo educativo. Damos os melhores exemplos aos nossos filhos? Somos pacientes com as dificuldades alheias? Somos solidários com as famílias que enfrentam dificuldades para se ajustar às questões da tecnologia do ensino a distância? Compreendemos que é importante superar as falhas com serenidade e paciência? Entendemos a escola como um grande núcleo de estímulo à reflexão e espaço para promover novas possibilidades na educação? Ou achamos que o modelo de escola que atendeu a nós e aos nossos pais deve ser mantido para as atuais e futuras gerações? Rousseau (1712-1778), em 1750, recebeu o primeiro prêmio de um concurso que propunha o tema: "Se o progresso das ciências e das artes tinha contribuído para aprimorar os costumes." A negativa a esta questão rendeu-lhe fama entre os franceses, denunciando a desumanidade de uma civilização que perdeu o sentido do homem interior. A certeza de que a nossa geração verá mudanças tecnológicas numa velocidade muito maior daquela presenciada por nossos pais resgata o pensamento rousseauniano: irá a natureza humana caminhar para uma sociedade mais solidária e justa? Participaremos ativamente dessa conquista?
25 de maio: Com a implantação das videoconferências utilizando a metodologia "Sala de Aula Invertida" seguiremos com as revisões e reposições na modalidade a distância para todas as séries do ensino fundamental e médio. Para os alunos que não tiverem dificuldades para conciliar estas reposições/revisões com o acompanhamento das videoaulas atuais do specomvoce.com.br recomendamos que avancem. É importante todos compreenderem que há estudantes que apresentam um ritmo mais lento de aprendizagem e precisam de maior auxílio. Outros, por sua vez, têm mais facilidade e devem seguir em frente. Estamos atentos e preparando novos canais para apoiar e incentivar os nossos alunos.
20 de maio: De 22 a 25 de maio os alunos poderão testar seus conhecimentos nos simulados do specomvoce.com.br.
Confira e incentive a participação de seu filho!
Simuladinho (1º ao 5º ano)
Simulado (6º ao 9º ano)
Simulado Enem Ensino Médio (Parte 2)
Provas disponíveis até 25 de maio.
Acesse: avaliacoes.specomvoce.com.br
18 de maio: Nesta segunda quinzena de maio as famílias seguem sendo contatadas, por nossas coordenadoras e professores, para orientar sobre as interações dos alunos através das ferramentas de videoconferência. Funcionará assim:
1) O aluno receberá o link de uma videoaula do specomvoce.com.br que deverá assistir/rever.
2) O professor do Colégio Dominique marcará o dia e a hora da videoconferência, com toda a classe. Divulgará um link de acesso para esta videoconferência. Nesse encontro, ele irá tirar as dúvidas da videoaula que o aluno assistiu previamente e, também, reforçará conceitos, fará correção de exercícios e apresentará novos desafios.
3) Nosso cuidado ao implantar essa metodologia de forma gradativa é para dar tempo às famílias ajustarem as questões de internet e para os alunos - todos - se organizarem para não perder os encontros, já que contará como aula reposta. Ou seja, contará presença.
4) A metodologia adotada - "Sala de Aula Invertida" - prevê que o aluno estude primeiro (videoaula) e tire dúvidas com o professor depois (videoconferência).
14 de maio: As interações on line com os professores do Colégio Dominique ocorrerão, de segunda à sexta-feira, em dois momentos para os alunos das turmas da manhã: uma aula as 9h e a outra as 10h. Para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, inicialmente, será apenas um momento diário de 40 minutos. Aguardem cronograma das datas e das matérias correspondentes. Por enquanto, pedimos às famílias que pesquisem sobre o serviço de videoconferências Zoom. Esta será a ferramenta que utilizaremos inicialmente para a interação aluno-professor.
12 de maio: Sobre o 2º Simulado ENEM do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, lembramos que, ao todo, o aluno terá 5 horas e 30 minutos para fazer a Parte 1, que fica disponível de sexta-feira, 15 de maio, até às 23h59 de segunda-feira, 18. Serão 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para iniciar a prova, basta fazer o acesso em avaliacoes.specomvoce.com.br com seus dados do Positivo On. Procure um lugar livre de distrações, para que consiga testar seus conhecimentos em uma situação mais próxima da real.
11 de maio: Nesta semana, de 11 a 15 de maio de 2020, publicaremos os itens que darão forma ao documento “Alicerce 2020 – Dominique rumo aos 50 anos”. Do que se trata? É um conjunto de pensamentos que construiremos com TODOS do Colégio Dominique, neste momento em que o Mundo sinaliza para a humanidade rever conceitos e atitudes. Neste documento não estarão apenas os mecanismos que adotaremos para avançar nas aulas via internet, mas muitas questões pedagógicas, conceituais, estruturais e financeiras. Pedimos a todos que participem e leiam com bastante atenção. Para acessar o documento, clique aqui.
8 de maio: Divulgaremos nesta próxima segunda-feira o detalhamento das estratégias e das ferramentas para as reposições das aulas.
7 de maio: Mensalidade Escolar: Pagamento na secretaria escolar mediante agendamento ou depósito em conta bancária do colégio. Nas duas possibilidades, contatem-nos pelo whatsapp (12) 99197-5399 para agendar ou conferir os dados do banco. Lembrando que de maio a dezembro haverá 10% de desconto.
5 de maio: Confira as orientações do protocolo de saúde para a retomada das atividades educacionais. É importante já conversar com as crianças e os jovens sobre este novo momento da escola, preparando-os para a volta às aulas presenciais, com data ainda à confirmar. Leia também o protocolo pedagógico.
2 de maio: Nos próximos dias, divulgaremos protocolos de saúde e pedagógico que serão incorporados à rotina do aluno. Escola e famílias trabalharão juntas para que todos se adaptem a este novo momento. Contribuindo para isso, o trabalho educacional remoto será definitivamente incorporado ao ensino fundamental e médio. Seguindo estas diretrizes, apresentaremos nos próximos dias as estratégias e o cronograma para a reposição das aulas, utilizando plenamente - agora e quando voltarem as aulas presenciais - as ferramentas do ensino a distância. Para tanto, pedimos às famílias que não dispõem de internet de boa qualidade que informem-nos através do WhatsApp 99197-5399. Avaliaremos alternativas para auxiliar nestes casos.
29 de abril: Nesta semana, as avaliações de desempenho estarão disponíveis para os alunos do Fundamental II e Médio - em avaliacoes.specomvoce.com.br - a partir desta quinta-feira, 30 de abril e poderão ser realizadas até 4 de maio.
29 de abril: O permanente desafio é despertar nas crianças e jovens do fundamental I, II e médio o hábito de assistir as videoaulas e (para os alunos do 6º ano ao 3º médio) realizar as avaliações de desempenho semanais. É obrigatório? Não. Mas vamos usar toda nossa paciência e energia para conscientizá-los de que - criar este hábito - será a maior conquista que terão neste período de quarentena.
27 de abril: Confira as deciões administrativas e financeiras anunciadas em 27 de abril de 2020 clicando aqui.
24 de abril: Recomendamos aos estudantes que concluam as videoaulas de revisão disponíveis desde 20/abril em www.specomvoce.com.br . Na próxima semana teremos novos conteúdos e, para avançar no aprendizado, é importante revisar a matéria trabalhada no período de quarentena.
20 de abril: Nos dias 22 e 23/04 acompanhe as Lives de correção – Simulado ENEM (Parte 2), clicando aqui!
20 de abril: Nesta semana, não perca - Live - Encontro de Pais, quarta-feira, 22 de abril, às 19h | Relações familiares e o trabalho remoto com Marcos Piangers. Acesse: specomvoce.live/familias
18 de abril: Confira na semana de 20 a 24 de abril as videoaulas de revisão em www.specomvoce.com.br. Mantenha um horário diário para as videoaulas. A rotina é importante para fortalecer a disciplina do estudo. E - sempre que precisar - encaminhe dúvidas, observações, sugestões e solicitações para ead.dominique@gmail.com
29 de abril: Nesta semana, as avaliações de desempenho estarão disponíveis para os alunos do Fundamental II e Médio - em avaliacoes.specomvoce.com.br - a partir desta quinta-feira, 30 de abril e poderão ser realizadas até 4 de maio.
29 de abril: O permanente desafio é despertar nas crianças e jovens do fundamental I, II e médio o hábito de assistir as videoaulas e (para os alunos do 6º ano ao 3º médio) realizar as avaliações de desempenho semanais. É obrigatório? Não. Mas vamos usar toda nossa paciência e energia para conscientizá-los de que - criar este hábito - será a maior conquista que terão neste período de quarentena.
27 de abril: Confira as deciões administrativas e financeiras anunciadas em 27 de abril de 2020 clicando aqui.
24 de abril: Recomendamos aos estudantes que concluam as videoaulas de revisão disponíveis desde 20/abril em www.specomvoce.com.br . Na próxima semana teremos novos conteúdos e, para avançar no aprendizado, é importante revisar a matéria trabalhada no período de quarentena.
20 de abril: Nos dias 22 e 23/04 acompanhe as Lives de correção – Simulado ENEM (Parte 2), clicando aqui!
20 de abril: Nesta semana, não perca - Live - Encontro de Pais, quarta-feira, 22 de abril, às 19h | Relações familiares e o trabalho remoto com Marcos Piangers. Acesse: specomvoce.live/familias
18 de abril: Confira na semana de 20 a 24 de abril as videoaulas de revisão em www.specomvoce.com.br. Mantenha um horário diário para as videoaulas. A rotina é importante para fortalecer a disciplina do estudo. E - sempre que precisar - encaminhe dúvidas, observações, sugestões e solicitações para ead.dominique@gmail.com
Orientações Gerais: clique aqui
Informações para o período de quarentena: clique aqui
Comunicados anteriores: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário