Alicerce 2020


Dominique rumo aos 50 anos

Prezadas famílias:

Na semana de 11 a 15 de maio de 2020 publicamos os itens que darão forma ao documento “Alicerce 2020 – Dominique rumo aos 50 anos”.

Do que se trata?

É um conjunto de pensamentos que construiremos com TODOS do Colégio Dominique, neste momento em que o Mundo sinaliza para a humanidade rever conceitos e atitudes.

Neste documento não estarão apenas os mecanismos que adotaremos para avançar nas aulas via internet, mas um direcionamento para o presente e o futuro de nossa escola, que teve 1978 como o primeiro ano letivo.

Dessa forma, questões pedagógicas, conceituais, estruturais e financeiras serão apresentadas.

Pedimos a todos que participem!

Funcionará assim:

Cada família deverá responder / comentar - com a mais absoluta liberdade e franqueza - todo o conteúdo dos 5 itens publicados abaixo, um a cada dia, de 11 a 15 de maio. Nossa sugestão: escolher um horário do dia para todos da família debaterem estes itens, com celular e televisor desligados!

A família terá até o final de maio para cumprir esta tarefa.

Estas repostas / opiniões / comentários poderão ser encaminhadas em texto digitado ou através de fotografia de folha escrita para um dos canais abaixo:

Whatsapp: (12) 99197-5399

Registrar o nome do aluno, a série e os nomes completos de todos os integrantes da família que opinaram, indicando o grau de parentesco com o estudante. Procurar colher as assinaturas de todos e guardar o documento original para entregar na secretaria escolar, na volta às aulas presenciais. 

Reiteramos, porém, que as respostas deverão chegar à escola pelos canais de comunicação acima - até o último dia de maio - podendo ser enviadas, em partes ou integralmente, ao final desta importante tarefa.

Estas contribuições integrarão o “novo alicerce” do Colégio Dominique que, assim, será construído por todos, contribuindo para uma nova visão de aprendizagem no espaço escolar.

Será importante documento de nossa história e terá – para sempre - o nome dos participantes. Por isso, quando novamente pudermos nos reunir com segurança, uma grande solenidade marcará o resultado desse esforço.

Envolvam-se nessa importante tarefa, lendo com atenção cada item, explicando também aos filhos mais novos, colhendo e registrando as opiniões.

Adotem, carinhosamente e pacientemente, como prática diária para toda a família, neste mês de maio de 2020, prazo para concluir a missão.

Participem com dedicação, pensando nos bons frutos que colheremos com este envolvimento coletivo.

Vamos ao desafio!


Alicerce 2020
Dominique rumo aos 50 anos

Item proposto em 11 de maio de 2020:

1 - Primeiros movimentos

No início da quarentena reforçamos a importância das ferramentas de ensino a distância e pedimos paciência para incentivar o estudante a conhecê-las.

Sugerimos que, com perseverança, a família auxiliasse o aluno a criar a disciplina do estudo diário, assistindo as videoaulas do specomvoce.com.br; tentando realizar as avaliações de desempenho semanais; estudando as ferramentas do Positivo On e cumprindo as tarefas mínimas para entrega futura, listadas na página colegiodominique.com e apoiadas no material didático do Sistema Positivo de Ensino.

Citamos, também, a importância de avaliar em qual destes canais de estudo e, em quais  matérias, o aluno apresenta maior dificuldade ou facilidade.

Definimos o e-mail ead.dominique@gmail.com e os celulares dos administradores do grupo de WhatsApp para contatos permanentes em caso de dúvidas e solicitações.

Alertamos sobre o processo de implantação de novos métodos, destacando que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem, recomendando tranquilidade com as eventuais dificuldades e afirmando que  - na volta às aulas presenciais - aplicaremos amplo processo de recuperação.


Considerando que as informações acima foram consolidadas na 2ª quinzena de março,  perguntamos:

a) De lá para cá esse hábito foi estabelecido? A família tem acompanhado na página da escola o roteiro das videoaulas da semana?

b) Quando assistem as videoaulas, os alunos contam com o apoio de todos os membros da família para poder se concentrar neste momento de estudo? Anotam eventuais dúvidas em seus cadernos? Tentam resolver no livro e no caderno as atividades propostas? Desistem de avançar na primeira dificuldade de compreensão?

c) Nossas crianças e jovens dedicavam quanto tempo de estudo em casa, antes da quarentena? E agora?

d) Para a próxima etapa, quando teremos interação on line com os professores do Colégio Dominique, sempre contando com o apoio das videoaulas do Positivo, perguntamos: A qualidade do sinal de internet em casa é boa? Há equipamento em pleno funcionamento (celular / computador)? A interação on line poderá ocorrer em qualquer horário, sem atrapalhar outros serviços que a família desenvolve via internet?


Alicerce 2020
Dominique rumo aos 50 anos

Item proposto em 12 de maio de 2020:

2 - Escola para quê?

Continuamos nossa reflexão sobre o passado, o presente e o futuro de nossa escola, ouvindo e registrando a opinião de todos. Antes, perguntamos: leu – em família - todo o texto enviado ontem, publicado acima? Cumpriu a tarefa proposta? Fez a “lição de casa”?

Vamos lá...

Boa parte dos integrantes do Colégio Dominique sabe da história de nossa Diretora, a Prô Aninha, que começou alfabetizando na sala da residência alugada e sonhou construir uma bonita escola, com professores amorosos, alunos dedicados, famílias solidárias.

Imaginou um espaço escolar amplo, com muitas árvores, coelhos, aves, música... 

Idealizou um ambiente sereno, onde todos se sentissem acolhidos.

Uma escola onde o processo de aprendizagem não se transformasse numa rotina estressante.

E que completasse os três níveis de ensino: infantil, fundamental e médio.

Seria, assim, uma escola com alunos de diferentes idades, em número que permitisse que todos se conhecessem e pudessem colaborar entre si.

Valeram os esforços da Prô Aninha?

Seu sonho e sua imaginação viraram realidade?

A energia, a perseverança, a paciência, a resignação deram os frutos esperados? 

Compreendemos que cada decisão da escola é inspirada nessa trajetória?

Nossa visão de escola está em sintonia com este pensamento?

Respeitamos essa história?

Defendemos essa história?

Nossa postura dentro e fora da escola refletem os ideais de nossa Diretora?

Temos pela escola o mesmo zelo que ela sempre teve?

Fazemos por merecer estudar nessa escola?

Rabiscamos móveis, paredes?

Jogamos lixo no chão?

Compreendemos os defeitos e as necessidades da escola?

Colaboramos para superá-los?

No ambiente escolar, somos agressivos, ofensivos, intolerantes, desrespeitosos?

Amorosos, solidários, compreensivos, cuidadosos?

Levamos essa postura para nossas casas?

Trazemos essa postura de nossas casas?

Sentimos falta de nossa escola?

Quando estamos nela, valorizamos cada momento por lá?

Valorizamos cada encontro com os colegas e professores?

Ouvimos os nossos colegas?

Tiramos nossas dúvidas com os professores?

Compartilhamos o que sabemos com os colegas que precisam de ajuda?

A mesma conduta que adotamos pessoalmente é a que usamos nas conversar nas redes sociais?

Pessoalmente e na internet falamos de tudo e de todos? Espalhamos todo tipo de notícia? De informação?

Na escola, usamos a oportunidade dos encontros pessoais com nossos colegas e professores para aprender e exercer a solidariedade?

Se, de repente, todos os canais de comunicação (whatsapp, facebook, etc) deixassem de funcionar, saberíamos conversar com nossos colegas e professores - na escola - olhando em seus olhos?

Ouvindo com paciência?

Esse afastamento do convívio com professores, coordenadores, funcionários e direção da escola - esse distanciamento momentâneo - deixa saudade?

Ainda na quarentena, quando os professores fizerem interações on line por diferentes canais de comunicação, saberemos aproveitar aquele momento, tornando-o agradável, compreendendo as dificuldades dos colegas, respeitando e valorizando o tempo que o professor terá para tirar as dúvidas?


Alicerce 2020
Dominique rumo aos 50 anos

Item proposto em 13 de maio de 2020:

3 - Estratégia e Equipe

Logo após o início da quarentena, as informações divulgadas pelas autoridades de saúde - do Brasil e do mundo - já apontavam que poderíamos atravessar um longo período sem aulas presenciais. As notícias impactantes confirmavam que o setor educacional seria um dos últimos a voltar à normalidade.

Naquele instante, avaliamos qual a melhor estratégia para enfrentar este cenário e quais novidades poderíamos implementar, visando aprimorar os serviços oferecidos pela escola e a relação de todos os envolvidos no processo educacional: alunos, professores, famílias, direção, coordenação, funcionários, enfim, um marcante trabalho em equipe.

Sabíamos, obviamente, que enfrentaríamos a maior crise de todos os tempos, desde o início de nossa escola.

Conseguimos, entretanto, ter tranquilidade para traçar um caminho apropriado, pois das muitas crises vividas desde nossa fundação - em 1978 - a experiência mostrou que sempre saímos fortalecidos.

E com esta confiança é que compartilhamos esse documento, gradativamente, ao longo dessa semana de 11 a 15 de maio. 

Guarde-o com carinho pois representa o rumo de nossa equipe.

E você e sua família integram essa equipe, essa história, esse desafio.

Avançando...

Já contávamos com o suporte do Sistema Positivo de Ensino que integra os livros didáticos, o Positivo On e as videoaulas feitas especialmente para este período, entre outros serviços de assessoria. 

As videoaulas do Positivo ficam disponibilizadas em canal do Youtube, podendo ser acessadas a qualquer hora.

Complementando esta ferramenta - foram oferecidas avaliações de desempenho semanais on line para os alunos do 6º ano do fundamental até a 3ª série  do ensino médio.

Além disso, para todas as séries do fundamental I, II e médio, ocorreram simulados, ajustados às faixas etárias.

Ampliando as ferramentas, disponibilizamos, também na página do colégio, roteiros específicos para atividades de educação infantil.

Ainda sobre as avaliações de desempenho e simulados do fundamental e médio, informamos desde o primeiro momento que não consideraríamos, ainda, os resultados obtidos pelos alunos para a composição da nota bimestral. Esta, só concluiremos quando voltarem as aulas presenciais.

Entretanto, a plataforma do Sistema Positivo de Ensino permite que a Direção e a Coordenação escolar saibam quais alunos tentaram realizar estas duas propostas de aprendizagem.

Encaminhamos, também na página do colégio, gradativamente, a relação de tarefas para os meses de março e abril.

Pois bem...

Sabíamos que, após a distribuição e início do volume do 2º bimestre do material didático, estaria consolidada a primeira fase desse esforço que buscava oferecer opções e obter respostas.

Conferir e responder:

a) Despertar no aluno a necessidade de assistir as videoaulas.
Ele assistiu com regularidade?

b) Relacionar para as famílias as muitas atividades programadas para o estudante se dedicar.
A família conferiu todas essas opções publicadas na página do colégio? Insistiu com o aluno para tentar  fazer, ao menos, parte delas?

c) Medir qual o grau de envolvimento do aluno nos simulados e nas avaliações de desempenho semanais, deixando claro para ele que - neste primeiro momento - com qualquer resultado, não seria prejudicado na composição da nota bimestral.
O estudante, sabendo que "não valeria nota", tentou cumprir estes desafios?

d) Permitir que o aluno, ao assistir as videoaulas dadas por professores do Positivo (Curitiba - Paraná), pudesse comparar a forma de lecionar com a dos professores do Colégio Dominique.
O aluno comentou sobre isso? Notou grandes diferenças? Reclamou ou elogiou as videoaulas?

e) Com o quase total distanciamento nesta quarentena, provocar no aluno - e também nas famílias - a reflexão de quanto é difícil resolver as atividades propostas sem a retaguarda dos professores e da escola e, também, levar ao reconhecimento definitivo de como o esforço do professor é monumental.
Fica claro que a dificuldade que a família enfrenta com um ou alguns filhos é multiplicada para um professor em sala de aula? Valorizamos os muitos anos de estudos do professor para poder atender as permanentes demandas de nossas crianças e jovens? É o ensino a distância a metodologia mais indicada para crianças e jovens?

Vencida essa etapa, confira o que vem pela frente:

Acreditamos nas ferramentas do ensino a distância como um complemento às atividades presenciais, mas não iremos submeter nossas crianças e jovens a uma carga exagerada de atividades on line, com muitas horas de interações ao vivo.

Com estas considerações preliminares queremos - antes de avançar na estratégia dessa nova etapa - compartilhar com as famílias a experiência do Colégio Dominique com esta modalidade de ensino.

Em 2006, fomos a primeira instituição de ensino de todo o litoral norte paulista a oferecer o ensino a distância para o ensino superior. Uma parceria que funcionou como uma verdadeira incubadora de negócios, com o Grupo Educacional Uninter, instituição também de Curitiba-PR, referência no ensino a distância. Ocupando as instalações do Colégio Dominique, a partir de 2006, o Polo Uninter se consolidou em Ubatuba, seguindo para seu espaço definitivo, em 2014, no centro da cidade. Por oito anos, portanto, nossa escola conheceu, na prática, todo o conceito e a tecnologia dessa forma de ensinar. Por isso, tranquilizamos as famílias para que entendam a nossa estratégia como fruto de muitos anos de acompanhamento do trabalho de gestores, tutores, professores e alunos - adultos - participantes do ensino a distância.

Mas como a experiência do colégio no ensino a distância para adultos pode ser utilizada para o trabalho com crianças e jovens?

Muitas tecnologias e posturas podem ser aproveitadas, especialmente no que se refere ao que não deve ser feito.

Por isso, veja hoje o início do detalhamento de como utilizaremos mais ferramentas do ensino a distância, nesse período que se estenderá não somente até a volta às aulas presenciais, mas por todo o ano letivo, até cumprirmos o conteúdo previsto para as diversas séries.

Confira:

1) O aluno receberá uma instrução prévia sobre qual videoaula do Positivo; qual assunto do livro ou qual pesquisa deverá fazer antes de interagir on line com o seu professor do Colégio Dominique, em data e horário que serão agendados antecipadamente.

2) O aluno apontará as dúvidas que teve nesta primeira etapa do estudo, deixando-as anotadas em seu caderno.

3) Quando "encontrar" o professor, on line, no mesmo horário em que todos os seus colegas de classe, estas dúvidas serão esclarecidas para toda a turma.

Este estudo prévio, as interações ao vivo e todos os pensamentos que estamos tratando aqui sinalizam a força dessa estratégia que representará um grande avanço no processo de aprendizagem, se contar com o envolvimento coordenado de toda equipe.

No item 4, avançaremos esclarecendo dúvidas operacionais e  detalhando o papel de cada integrante de nossa equipe.


Alicerce 2020
Dominique rumo aos 50 anos

Item proposto em 14 de maio de 2020:

4 - Sala de Aula Invertida

Curiosamente, essa enorme crise gerada pela pandemia forçou os envolvidos no processo ensino-aprendizagem a evoluir:

Pais: mais intensidade no acompanhamento das tarefas propostas aos seus filhos pela escola.

Crianças e jovens: domínio de novas ferramentas e metodologias, com destaque para o ensino a distância.

Professores: maior proximidade com as famílias através das interações on line.

Gestores: adoção de novas estratégias, negociação e revisão de procedimentos com todos os parceiros da escola.

Com a certeza dos desdobramentos acima, procure responder:

a) Com que frequência a página colegiodominique.com é visitada?

b) A relação das tarefas propostas na página da escola é conferida com atenção?

c) A confirmação das tarefas realizadas ocorre diariamente ou, ao menos, uma vez por semana?

d) O aluno tem o hábito de usar ferramentas de vídeo para interação a distância?

e) Algum membro da família já utilizou Skype, Zoom, Microsoft Teams, Google Meet ou outras soluções para videoconferência?

f) Quem na família auxiliaria as crianças menores no uso de ferramentas de videoconferência?

g) Os pais ou responsáveis pretendem assistir as interações on line do professor com seu filho?

h) Na família, quem conhece o conceito de sala de aula invertida? Pesquise sobre o tema.

i) Participaria de Reunião de Pais e Mestres na modalidade videoconferência?

j) É favorável a análise de outros sistemas de ensino, além do adotado pela escola? Mantida a qualidade, o valor do material didático poderia apontar para a adoção de novo sistema? 

As respostas às questões acima integrarão as estratégias para atravessarmos a quarentena por mais extensa que ela se torne.

Neste sentido, é preciso acompanhar o roteiro para a etapa maio-junho-julho que será permanentemente ajustado:

1) Os estudantes serão informados, semana a semana, sobre quais videoaulas deverão assistir, rever antes dos encontros on line com os professores do Colégio Dominique.

2) A família observará o conteúdo previsto para estas videoaulas em colegiodominique.com

3) A família fará a conferência se o aluno cumpriu o item 1.

4) Escola, coordenação, professores orientarão sobre qual ferramenta de videoconferência será adotada para o encontro on line, auxiliando no uso e disponibilizando links para acesso. Informarão, semanalmente, o horário de interação de cada professor, série por série.

5) O professor do Colégio Dominique atuará em encontros on line de até 40 minutos para tratar das questões apresentadas na videoaula que o aluno assistiu previamente.

6) Para os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio as interações on line serão compostas, inicialmente, de dois encontros por dia, para cada série. Um as 9h e o outro as 10h, de segunda a sexta-feira. Haverá também, uma vez por quinzena, aos sábados, interação para as atividades de inglês, inicialmente.

7) Para os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, as interações on line terão, inicialmente, um encontro por dia para cada série, de segunda a sexta-feira. Os horários e as orientações serão fixadas pelo professor de cada sala e anunciados previamente.

8) A avaliação do nível de envolvimento e a satisfação dos alunos e das famílias com estes procedimentos definirão se incluiremos novos horários ou seguiremos com esta carga enxuta ao longo dos meses. Acreditamos que um número menor de interações on line diárias são mais adequados para um melhor aprendizado nestas faixas etárias, mas, a qualquer momento, poderemos complementar se, em comum acordo, percebermos que a classe consegue avançar com tranquilidade.

9) A presença do aluno na interação on line será registrada e contará como reposição da aula não ministrada presencialmente, contando do início da quarentena.

10) Permaneceremos criando alternativas de reposição para os alunos que não conseguirem resolver a questão de acesso a internet ou que perderem o sinal durante a interação, entretanto, alertamos que as interações on line integrarão o dia a dia do estudante, inclusive quando voltarem as aulas presenciais. Daí a necessidade da família providenciar a solução desta questão tecnológica.


Alicerce 2020
Dominique rumo aos 50 anos

Item proposto em 15 de maio de 2020:

5 - Passado para o futuro

Ao suspender a cobrança das mensalidades do ensino infantil (Maternal I, II e Jardim) procuramos, com isso, aliviar as famílias até a volta às aulas presenciais, quando repactuaremos as questões financeiras de nosso contrato de prestação de serviços. Até lá, entretanto, apresentaremos ferramentas que contribuam com as famílias neste longo período sem aulas, que talvez se estenda para essa faixa etária (2 a 5 anos), em função do protocolo sanitário.

Para os alunos do fundamental I, II e médio, o desconto de 10% nas mensalidades até dezembro representou um pequeno alívio no orçamento familiar. Continuamos estudando novas possibilidades financeiras para este ano e, também, para 2021.

Neste sentido, nossa tradicional abertura de matrículas, realizada em agosto, será transferida para outubro-novembro, tempo necessário para elaborarmos a planilha de custos, avaliando a nova realidade.

Finalizando, pedimos a todos que concluam esta longa reflexão com mais observações e sugestões, lembrando que - até aqui - não sinalizamos tudo o que faremos, mas como faremos tudo!

Em 2027, quando atingirmos o 50º ano letivo do Colégio Dominique, olharemos para 2020 com a certeza de que a solidez do alicerce que construímos - juntos - garantiu o avanço e a superação de desafios.  


Muito obrigado!


Colégio Dominique
Nossa história é nossa energia


Relembrando:
Cada família deverá responder/comentar - com a mais absoluta liberdade e franqueza - todo o conteúdo dos 5 itens acima. Nossa sugestão: escolher um horário do dia para todos da família debaterem estes itens, com celulares e televisor desligados!

A família terá até o final de maio para cumprir esta tarefa.

Estas repostas / opiniões / comentários poderão ser encaminhadas em texto digitado ou através de fotografia de folha escrita para um dos canais abaixo:

Whatsapp: (12) 99197-5399

Registrar o nome do aluno, a série e os nomes completos de todos os integrantes da família que opinaram, indicando o grau de parentesco com o estudante. Procurar colher as assinaturas de todos e guardar o documento original para entregar na secretaria escolar, na volta às aulas presenciais. 

Reiteramos, porém, que as respostas deverão chegar à escola pelos canais de comunicação acima - até o último dia de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário