25.3.18

NINJA 2018

O Colégio Dominique tem a satisfação de ser a sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, que desenvolve na Sala Gastão Madeira atividades para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens de escolas públicas e particulares. O Instituto Salerno-Chieus e o Aeroclube de Ubatuba contribuem na coordenação do projeto. Incentive a participação de seu filho e filha!! As atividades são gratuitas.

NINJA 2018 - Novos desafios!
Foi contando com o cartaz abaixo que os voluntários do NINJA e do Aeroclube de Ubatuba convidaram crianças e jovens a participar das atividades programadas para 2018 pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação:


E, assim, ontem, 24 de março de 2018, um sábado ensolarado, às 9h, os alunos de escolas públicas e particulares de Ubatuba (SP) foram recebidos na sede do NINJA (Sala Gastão Madeira - Colégio Dominique).

Logo na entrada, lá estava o Teenie Two, uma aeronave experimental doada ao NINJA no final de 2017:


Apoiada no aviãozinho, uma plaquinha provocava e desafiava os visitantes:


Pontualmente como programado, na Sala Gastão Madeira, começou a palestra de Luiz Carlos Rodrigues, que apresentou aos presentes - crianças, adolescentes e adultos - o tema "Aviação serve para quê?". A habilidade do palestrante em adotar uma linguagem simples para tratar de um tema complexo garantiu a atenção dos participantes de faixas etárias tão distintas. Vale destacar o relato de sua experiência pessoal que serviu como motivação para a garotada. Luiz Carlos Rodrigues contou de seus esforços quando, ainda jovem, residia em Porto Alegre e sua família não dispunha de muitos recursos. Citou que, na preparação para os vestibulares, saia da escola, ia para a biblioteca pública e lá, contando com o acervo gratuito, estudava solitariamente, mergulhando na realização de exercícios e tarefas, aprendendo com os próprios erros e acertos. Assim,  descobriu por si só que quando encaramos desafios por nossa própria conta, o aprendizado torna-se mais sólido e permanente. As dúvidas podiam contar com o apoio de professores, mas chegar até elas, tentar resolver com seu próprio esforço e pesquisa, garantiu a base necessária para seguir em frente com domínio do conteúdo.


O currículo de Rodrigues é admirável: Oficial Aviador da FAB, formado na Academia da Força Aérea (ex-Escola de Aeronáutica), em 1968. Piloto de Prova em aviões, na EPNER França, em 1978; Piloto de Prova em aviões Programa AMX Itália, 1987-1988. Foi Piloto da FAB de 1965 à 1995; Piloto de Prova da Embraer de 1995 à 2005; Piloto de Prova da ANAC de 2005 à 2016; aposentado em 2016 com 51 anos de trabalho. Aeronaves voadas: NA T-6, T-33, Mirage F103, Macchi AT 26, Tucano T27, C115, AMX (Militares); Embraer c95, E145, E170, E 190, Legacy 500, E Phenom 100, E Phenom 300, A300, B4000 e planador URUBU (civis), totalizando 10 mil horas de voo. Rodrigues tem fluência em Inglês, Francês e Italiano. Sem dúvida, um belo exemplo aos nossos jovens, confirmando que com esforço e dedicação é possível aprender e se realizar profissionalmente.

Luiz Carlos Rodrigues e Alfredo Luiz Cunha Correa

Outra ação promovida na abertura do NINJA 2018 foi a exposição "Companhias Aéreas pelo Mundo", coleção de imagens de Alfredo Luiz Cunha Correa, tradicional empresário de Ubatuba, proprietário do Restaurante Senzala.


A abertura do NINJA 2018 reforçou o compromisso de voluntários em oferecer a possibilidade de que crianças e jovens tenham contato com a cultura aeronáutica e suas muitas possibilidades, tanto para atividades lúdicas, quanto para um encaminhamento profissional. Tudo de forma gratuita, sem custos para os estudantes. O apoio às atividades tem sido cada vez maior. Prestigiando o evento, representando a Câmara Municipal, o vereador Rochinha reforçou seu apoio e incentivo. A Prefeitura foi representada pelo Secretário de Turismo, Luiz Bischof, que sempre colaborou com as ações do NINJA. Alfredo Correa aproveitou a ocasião para doar a sua coleção de imagens que compôs a exposição ao acervo do NINJA. As imagens de companhias aéreas, organizadas por países de origem, auxilia os coordenadores do Núcleo Infantojuvenil de Aviação a promover o desenvolvimento de pesquisas com os estudantes, identificando países, capitais, outras cidades e os respectivos continentes. É, portanto, uma exposição que garante diversos desdobramentos didáticos. Outro brinde ao NINJA, ocorrido na mesma data,  foi a doação da coleção de aviões do papelmodelista Anderson Salgado que servirá de estímulo aos estudantes para também construir aviões de papel dos mais simples aos mais sofisticados.

Voluntários do NINJA e do Aeroclube de Ubatuba
O encerramento das atividades contou com o convite de Marcos Fowler, coordenador do NINJA e membro do Aeroclube de Ubatuba, para que as crianças e jovens compareçam ao próximo encontro programado para 14 de abril, às 9h, quando, além de palestra, os participantes terão muitas atividades lúdicas e iniciarão os procedimentos para a recuperação do Teenie Two. O jovem Gabriel Bologna, que coordena o núcleo de aeromodelismo - junto com o também voluntário Arthur Bastos -, reforçou o convite para que a garotada venha conhecer e participar também desta empolgante atividade. A participação de novos estudantes continua aberta e as inscrições poderão ser feitas diretamente na sede do NINJA na abertura do próximo encontro.

Saiba mais: Detalhes do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário