Professora Ayelén Zárate
Atividade para toda a família:
O Saci e a Onça
Vamos estimular a percepção espacial e auditiva.
Para isso temos que buscar algum objeto que faça qualquer tipo de som.
Pode ser um brinquedo, alguma caixinha musical ou o alarme do telefone mesmo.
Alguém tem que ser quem esconde o objeto (vamos chamar de Saci) e outro tem que ser quem busca (vamos chamar de onça, porque as onças têm seu sentido de percepção muito desenvolvido).
O Saci vai esconder o objeto em algum lugar da casa, bem escondido mas que dê para escutar. (embaixo da cama, no banheiro, na geladeira) e a Onça vai ter que ficar de olhos cobertos.
No momento que objeto comece a tocar, tem que fazer com que a Onça fique tonta (duas ou três voltas já é suficiente) e depois a procura…
Se a onça não conseguir chegar perto do objeto, os outros participantes podem ajudar com dicas ou indicações do tipo: “mais para direita, muito longe, tá perto, vai para baixo, cuidado com a cadeira, etc…” , tomando cuidado no deslocamento, que deverá ser lento, pois em todo momento tem que ficar de olhos tampados até achar o objeto.
Aguçar seu ouvido, disponha seu corpo e...brincar!!!
Proposta para crianças de 2, 3 e 4 anos
Crianças dessa idade gostam muito da exploração corporal porque é para elas um novo mundo, em duas pernas! Por isso, é importante mantê-los em movimento e, ao mesmo tempo, conscientizá-los dessas novas formas de conhecer o mundo.
Atividade
1) Vamos assistir uma música que faz as crianças dançarem com as diferente partes do corpo. Logo depois de assistir, vão pensar em uma nova rima, com uma nova parte do corpo, escrevendo num papel para cantar a música com a parte nova.
2) Depois, vão marcar um caminho de formigas pela casa, com fita crepe, fio ou um giz, se puder riscar o chão de casa, para que a criança consiga seguir esse caminho. Se puder colocar obstáculos (como uma cadeira para passar por debaixo, ou um brinquedo para pular por cima) a aventura será muito melhor.
2) Depois, vão marcar um caminho de formigas pela casa, com fita crepe, fio ou um giz, se puder riscar o chão de casa, para que a criança consiga seguir esse caminho. Se puder colocar obstáculos (como uma cadeira para passar por debaixo, ou um brinquedo para pular por cima) a aventura será muito melhor.
Atividade
Essa é uma proposta simples para estimulação de motricidade e sonoridade, e também pode ser uma estimulação visual e compositiva de desenhos e cores.
Numa folha branca simples, desenhar diferentes composições com pontos e flechas. Exemplo:
Estas figuras e cores são exemplos. Fazer como quiser. Ajude e deixe a criança colocar as cores. |
Proposta para crianças de 5, 6 e 7 anos
As crianças precisam que os pais se envolvam com seus aprendizados e suas explorações corporais e emocionais. Nesta fase precisam de muita atenção, percebendo que são importantes! Conversar com eles e estimular sua imaginação e expressão corporal - além de compartilhar tempo - é a tarefa da família nesses momentos de quarentena. Vamos nos afastar um pouquinho da tela?
Atividade:
1) Ler com as crianças o conto da Turma da Mônica: “A melhor hora do dia”. Quando acabar o conto, pergunte para a criança qual é sua hora favorita do dia.
2) Depois, sentem-se em roda e coloquem as palmas das mãos viradas para cima umas sobre as outras, de modo que sua mão direita bata sobre a palma da mão esquerda da outra pessoa. À medida que for cantando a música, bata na palma da mão do participante ao lado e assim por diante. As palmas seguem o ritmo da música. Quando a música terminar, o último participante a ser atingido é quem “saiu”, porém nesse caso, não sairá do jogo: terá que entrar no meio da roda e fazer alguma das seguintes ações:
dançar, pular, engatinhar, correr, "voar", cantar, rolar no chão, fazer equilíbrio com uma perna para cima. Escolhe quem bateu a mão por último. Tem que entrar na roda pelo menos uma vez cada participante. Junte a família toda e comece brincar!
Música:
A-DO-LE-TÁ, / LE PETI PETI POLÁ, / LE CAFÉ COM CHOCOLÁ, / A-DO-LE-TÁ,/ PUXA O RABO DO TATU, / QUEM SAIU FOI TU.
Atividade:
1) Ler com as crianças o conto da Turma da Mônica: “A melhor hora do dia”. Quando acabar o conto, pergunte para a criança qual é sua hora favorita do dia.
2) Depois, sentem-se em roda e coloquem as palmas das mãos viradas para cima umas sobre as outras, de modo que sua mão direita bata sobre a palma da mão esquerda da outra pessoa. À medida que for cantando a música, bata na palma da mão do participante ao lado e assim por diante. As palmas seguem o ritmo da música. Quando a música terminar, o último participante a ser atingido é quem “saiu”, porém nesse caso, não sairá do jogo: terá que entrar no meio da roda e fazer alguma das seguintes ações:
dançar, pular, engatinhar, correr, "voar", cantar, rolar no chão, fazer equilíbrio com uma perna para cima. Escolhe quem bateu a mão por último. Tem que entrar na roda pelo menos uma vez cada participante. Junte a família toda e comece brincar!
Música:
A-DO-LE-TÁ, / LE PETI PETI POLÁ, / LE CAFÉ COM CHOCOLÁ, / A-DO-LE-TÁ,/ PUXA O RABO DO TATU, / QUEM SAIU FOI TU.
Proposta para crianças de 7 e 8 anos
Crianças desta idade precisam gastar energia. Certamente, a mudança de rotina e o confinamento deixam a criança entediada e, assim, precisará movimentar-se. Por isso, é preciso incentivá-la e gerar esses espaços.
Materiais necessários: pote ou garrafinha de plástico vazio, com tampa (qualquer tamanho); arroz e / ou feijão; tinta acrílica, cola e revistas velhas.
Atividade:
1) Colocar arroz ou feijão dentro do pote e fechar. segurar a fechadura com fita. Enfeitar o potinho pintando ou colando figurinhas e tirinhas de revista velha.
2) Agora que já tem seu instrumento, escolher uma música divertida e acompanhar o ritmo. Primeiro, dançar livremente. Depois, brincar o jogo da estátua: quando a música para as crianças também param, ficando no lugar até a música começar de novo. Depois, podem somar dificuldades (fazer tudo em um pé só, pulando, só dançar no chão, só dançar com cotovelos, cabeça, etc.)
Proposta para crianças de 9 e 10 anos
A expressão corporal - na medida que as crianças vão crescendo - torna-se mais difícil, em função de conceitos que padronizam comportamentos, rotinas escolares, acadêmicas, etc. Nessa fase, as crianças precisam de mais desafios para descobrir novas formas de expressar com mãos, rosto, pernas, pés em coordenação motora, conseguindo, assim, encaixar suas energias e estimular outras partes do cérebro.. Vamos tentar algumas alternativas.
Atividade:
1) “Pensa numa coisa só”:
● Uma mão bate a parte de cima da cabeça subindo e baixando a palma. A outra mão vai na barriga fazendo círculos (tentar nos dois sentidos círculos horários e anti horários).
● Uma mão aponta com dedo pra cima enquanto sobe e desce, braço reto perpendicular com o chão A outra mão aponta com dedo para o lado enquanto vai e volta para direita e esquerda , braço reto paralelo com o chão.
● Desafío louco : assistir video (clique aqui) e tentar seguir a música, boa sorte!!!
Materiais necessários: pote ou garrafinha de plástico vazio, com tampa (qualquer tamanho); arroz e / ou feijão; tinta acrílica, cola e revistas velhas.
Atividade:
1) Colocar arroz ou feijão dentro do pote e fechar. segurar a fechadura com fita. Enfeitar o potinho pintando ou colando figurinhas e tirinhas de revista velha.
2) Agora que já tem seu instrumento, escolher uma música divertida e acompanhar o ritmo. Primeiro, dançar livremente. Depois, brincar o jogo da estátua: quando a música para as crianças também param, ficando no lugar até a música começar de novo. Depois, podem somar dificuldades (fazer tudo em um pé só, pulando, só dançar no chão, só dançar com cotovelos, cabeça, etc.)
Proposta para crianças de 9 e 10 anos
A expressão corporal - na medida que as crianças vão crescendo - torna-se mais difícil, em função de conceitos que padronizam comportamentos, rotinas escolares, acadêmicas, etc. Nessa fase, as crianças precisam de mais desafios para descobrir novas formas de expressar com mãos, rosto, pernas, pés em coordenação motora, conseguindo, assim, encaixar suas energias e estimular outras partes do cérebro.. Vamos tentar algumas alternativas.
Atividade:
1) “Pensa numa coisa só”:
● Uma mão bate a parte de cima da cabeça subindo e baixando a palma. A outra mão vai na barriga fazendo círculos (tentar nos dois sentidos círculos horários e anti horários).
● Uma mão aponta com dedo pra cima enquanto sobe e desce, braço reto perpendicular com o chão A outra mão aponta com dedo para o lado enquanto vai e volta para direita e esquerda , braço reto paralelo com o chão.
● Desafío louco : assistir video (clique aqui) e tentar seguir a música, boa sorte!!!
Nessa fase, é interessante a musicalidade e o ritmo para a estimulação de expressão corporal. Crianças dessa idade estão numa transição que implicam mudanças drásticas de ânimo. Porém a musicalidade é uma grande aliada para distender o corpo. Os desafios continuam sendo bem importantes.
Atividade:
1) Desafio Bate Palma:
Primeiro, tentar fazer com as indicações descritas abaixo. Depois pode assistir o vídeo (clique aqui).
Tentar, até conseguir seguir o ritmo:
Com as duas mãos, bater na mesa com as palmas abertas uma vez.
Aplauso.
Agora mão direita bate primeiro, mão esquerda depois.
Aplauso.
Agora mão direita bate primeiro, espera um tempo e, na sequência, bate a mão esquerda.
Aplauso.
Mão direita bate primeiro, esquerda depois.
Termina com dois aplausos.
2) Acrescentar alguma variação rítmica para esta existente ou inventar um totalmente diferente.
Pode enviar para escola, encaminhando para ead.dominique@gmail.com
3) Se conseguiu fazer o desafio anterior, pode tentar os propostos nos vídeos a seguir.
a) Clique aqui: vídeo
b) Clique aqui: vídeo
Proposta para os alunos do ensino médio
Olá meus queridos e queridas, BUENOS DIAS.
Lembrando que interrompemos o nosso trabalho na parte da coordenação motora e, por isso, não chegamos aos grandes desafios. Aqui, deixo uma proposta para tentarem fazer. Assim, estarão prontos para o nosso reencontro, pois iremos trabalhar com essas variações rítmicas e compositivas, entre outras coisas!
Desafío 1:
“Ritmo” assistir vídeo clicando aqui
Desafío 2:
“Coordenaçao e Velocidade” assistir vídeo clicando aqui
Desafío 3:
“Elemento” assistir vídeo clicando aqui
Tarefa:
Vamos pesquisar na internet ou em livros sobre a Festa Junina, focalizando nos seguintes aspectos:
● Suas diversas origens
● Grupos sociais envolvidos
● Distribuição de tarefas
● Sentido religioso
● Benefícios sócio-econômicos.
● Cultura (roupas, comidas típicas, músicas)
Faça uma breve análise por escrito, citando o que mais chama a sua atenção ou que gostaria de desenvolver pensando na expressão corporal (2 folhas no máximo).
Tarefa:
Olá queridos, vou deixar mais uma tarefa por aqui!
Se fizeram a anterior, não terão dificuldade nesta.
Convide mais 3 ou 4 colegas da classe para formar um grupo de whatsapp para trocar ideias.
Aproveitando os conhecimentos em geografia que vocês têm, façam uma pequena investigação pela internet com páginas web (confiáveis) e vídeos sobre danças de regiões do Brasil.
Cada grupo tem que escolher uma região!
Isso cria a necessidade de seu grupo interagir com os outros, decidindo essa divisão!
Ao combinar entre vocês, a mesma sala não terá regiões repetidas.
Difícil? Vamos tentar? Creiam no poder da comunicação!!
O que escrever?
- Tipo de dança.
- Características simples de cada uma.
- Possível origem e misturas.
- Vestimenta.
- Música características simples.
- Conclusão: troca de ideias de grupo sobre as relações das danças europeias, africanas e brasileiras.
Máximo duas folhas, com nomes.
Peço que tanto a tarefa anterior como esta sejam encaminhada para ayelenzarate92@gmail.com
Sei que pode ser chato, mas temos muito tempo e são pouquíssimas folhas.
Não tem que escrever muito e espero uma mínima reflexão que não seja "copia e cola de internet" (eu descubro se foi assim!!!).
Tenho certeza que algum vídeo ou informação interessará a vocês.
Então, por favor, façam!!!
Gratidãoooo!!!!!
Abraços a todos e todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário