Educação Infantil

Maternal I, II e Jardim:

Principalmente para esta faixa etária, brincar é a palavra de ordem. Listamos algumas atividades para incorporar ao dia a dia. 

Confira, também, muita diversão, histórias, livros com aventuras incríveis e muito mais clicando aqui!

Para dúvidas, solicitações e agendamentos utilize o endereço de email ead.dominique@gmail.com 


Dia a Dia
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
GATO XADREZ - O LEÃO E O RATINHO 

Mais Vídeos
Cantando os números
As letras falam
Brincando com as vogais
Hora da história
Dona chuva
As cores fugiram
Lava Lava
Lavar as mãos
Que bicho será?
As pintas do preá 
A turma do seu Lobato 
Profissões

Pequenos em ação
Brincando com cores
Leitura e momento em família do livro Qual é a cor do amor?
1. Reúna os brinquedos e objetos que você tem com as cores apresentadas no livro.
2. Conte a quantidade de brinquedos correspondente a cada cor.
3. Registre em um papel o número de objetos encontrados com um lápis colorido correspondente a cor encontrada.
4. Elefantinho Colorido. Um adulto comanda e diz: “Elefantinho colorido!” As crianças respondem: “Que cor?” O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha a tonalidade indicada.

Caixa de Música
Construir uma caixa de música para trabalhar a oralidade, ampliar o vocabulário e imitar sons.
1. Monte uma caixa de músicas a partir de uma caixa de sapatos (ou qualquer outra que tiver em casa).
2. Coloque dentro da caixa brinquedos ou outros objetos que façam parte de músicas conhecidas pelas crianças.
3. A criança irá puxar um objeto de dentro da caixa e cantar uma musiquinha. Por exemplo: a criança tirou um sapo de brinquedo, então pode cantar a música “O sapo não lava o pé”. Pode, também, colocar desenhos de casinha e cantar “Fui morar numa casinha”.

Nossas mãozinhas
Quantas coisas podemos fazer com as mãozinhas, não é?
Vamos brincar com essa possibilidade?
1. Bata palmas.
2. Mande beijo.
3. Acene dando tchau.
4. Faça carinho.
5. Faça um coraçãozinho.
6. Coça a cabeça.
7. Faz cosquinha.
8. Ora pedindo saúde para o Papai do Céu.
Contorne as mãozinhas numa folha de papel e escreva o nome do jeito que a criança souber.
Agora, é hora de fazer um vídeo da criança ensinando como lavar as mãos e envie para a família e coleguinhas.

Viva a diferença!
Você já observou como as pessoas são diferentes?
Tem gente magrinho e tem gente gordinho.
Tem gente alto e tem gente baixinho.
Uns tem pernas e braços e outros não tem.
Mas, todos são lindos e podem ser nossos amiguinhos.
Procure em revistas imagens de pessoas que sejam bem diferentes.
A família ajuda a recortar propondo uma linda colagem.

Histórias para dormir
Contar histórias para as crianças antes de dormir fortalece o vínculo com os nossos filhos.
Mantenha esse hábito
Vamos lá!
Pegue um livrinho em casa ou pesquise na internet.
Leia - sempre - para a criança!
Veja uma sugestão: O gatinho que não podia ir passear


Mais Brincadeiras
1 – O mestre mandou
Um adulto será o mestre, que irá ditar à família alguma ordem simples, como “o mestre mandou pular de um pé só”. Os outros deverão cumprir a ordem. Quem consegue executar todas as tarefas?

2 – Pirata trapalhão
Para executar a brincadeira é preciso ter algumas balas e guloseimas dentro de um saquinho para ser o tesouro. Um adulto será o pirata. Sem que os demais vejam, ele vai esconder um tesouro. Depois de terminar, ele vai gritar “vamos ajudar o pirata trapalhão?” A este sinal, todos começam a procurar. Depois de cinco minutos, caso ninguém encontre, o pirata pode começar a dar dicas do local. Quem encontrar o tesouro ganhará o brinde e será o próximo pirata.

3 - Biscoitinho queimado
Para brincar, é preciso somente de um brinquedo. Um adulto deverá mostrá-lo a toda a família e em seguida entregá-lo para alguém esconder, enquanto os outros ficarão de olhos fechados. O brinquedo será o “biscoitinho queimado”. Quando esconder deve-se gritar “Biscoitinho queimado!”. Será o sinal para todos saírem em busca do objeto oculto. Conforme eles forem se afastando, quem escondeu grita “Está Frio!”, ao contrário, quando se aproximarem, ele vai gritar “Está quente!”. Quem encontrar o brinquedo primeiro ganha e será o próximo e escondê-lo.

4 - Boliche
Para executar a brincadeira será preciso uma bola e algumas garrafas plásticas, cheias até a metade, de água ou areia. O boliche é ideal para trabalhar a coordenação motora das crianças. O adulto deverá posicionar as garrafas como no boliche tradicional, e toda a família, cada uma a sua vez, tentará derrubar todos os pinos com a bola.

5 – Morto-vivo
Ideal para despertar a capacidade de concentração e a capacidade motora, esta é uma brincadeira bastante simples, que não usa nenhum material. O adulto vai orientar todos a ficarem um ao lado do outro. Quando ele disser “morto” todos vão se agachar. Já quando ele disser “vivo”, todos podem se levantar. Quem errar estará fora, até que a brincadeira comece novamente. O interessante é ir alternando as palavras e a velocidade, para que a diversão seja ainda maior.

6 – Corre-cutia
Para brincar é preciso ter um objeto qualquer. Toda a família sentada no chão, em formato de círculo. Um adulto será o coordenador. Um participante ficará em pé, do lado de fora da roda. Ele será o fugitivo. Enquanto todos cantam “corre cutia na casa da tia”, o fugitivo andará ao redor do círculo. Conforme orientações do coordenador, todos vão parar de cantar repentinamente. Com isso, quem estiver de pé vai deixar o objeto atrás de um participante, que deverá correr atrás do fugitivo enquanto este tenta se sentar no seu lugar. Se ele conseguir pegá-lo, poderá voltar ao seu posto. Caso contrário, será o próximo fugitivo.


Retirar na escola: Caderno de Atividades com tarefas programadas até 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário