2º Médio - Tarefas de Março e Abril

Prezados pais e alunos:
Além das atividades propostas abaixo, utilizem as ferramentas do Positivo On (positivoon.com.br). Explorem todas as possibilidades didáticas desse excelente recurso. Para acessar essa plataforma virtual é preciso inserir os dados de usuário e senha. Caso ainda não disponham destas informações, solicitem através do ead.dominique@gmail.com informando o nome completo do aluno e a série. Retornaremos com os dados personalizados para o acesso.

Muita atenção, pois no período sem aulas presenciais o conteúdo avança, através das videoaulas, revisões e avaliações de desempenho propostas em specomvoce.com.br

2º médio - Videoaulas


Disponíveis em www.specomvoce.com.br

Programação videoaulas para o período de 30/março até 3/abril:
- Matemática: Capítulo 13 - Volume 5 - Páginas 57 a 67
- História: Capítulo 24 – Volume 05 – Páginas 55 a 64
- Química: Capítulo 11 - Volume 6 - Páginas 4 a 9
- Língua Portuguesa: Unidade 10 - Volume 05 - Páginas: 52-56
- Literatura: Capítulo 10 – Volume 5 - Páginas 36 a 49
- Língua Inglesa: Capítulo 10 – Volume 5 - Páginas 25 a 28
- Geografia: Capítulo 15 – Volume 5 – Páginas 50 a 64
- Biologia: Capítulo 10 – Volume 5 – Páginas 34 a 60
- Física: Capítulo 9 e 10 do volume 5 e introdução ao volume 6

Programação videoaulas para o período de 06/abril até 10/abril:
- Língua Portuguesa: Verbos regulares, verbos irregulares e verbos anômalos. Páginas 57 a 59
- Língua Inglesa: Páginas 28 a 31
- Literatura: Romantismo Português: terceira geração. Páginas 44 a 46
- Matemática: Área de polígonos regulares, área do círculo e área de um setor circular. Páginas 69 a 76
- Física: Vol 6 – Termometria e dilatometria. Páginas 4 a 10
- Química: Vol 6 – Equação termoquímica - Fatores que alteram a variação de entalpia de uma reação. Páginas 9 a 14
- Biologia: Vol 6 – Zoologia II - Filo Mollusca. Paginas 4 a 10
- História: Iluminismo. Páginas 55 a 64
- Geografia: Vol 6 – Capítulo 16. Páginas 4 a 8

Programação videoaulas para o período de 13/abril até 17/abril:
- Língua Portuguesa: Volume : 5 • Capítulo: Verbos Defectivos, verbos abundantes e formas verbais rizotônicas arrizotônicas
- Língua Inglesa: Volume 5 • Capítulo: The world of advertising • Páginas: 13 -15
- Literatura: Volume 5 • Capítulo: Romantismo em Portugal • Páginas: 46 - 49
- Matemática: Volume 6 • Capítulo 14: Geometria de posição - Noções Primitivas e Proposições Primitivas • Páginas: 4 a 9
- Física: Volume 6 • Capítulo 11: Termometria e dilatometria – escalas termométricas e conversões. • Páginas: 10 a 15
- Química: Volume 6 • Capítulo: Termoquímica – Entalpia de formação • Páginas: 15 a 18
- Biologia: Volume 6 • Capítulo 11: Filo Annelida • Páginas: 10 a 13
- História: Volume 2 • Capítulo 25: Brasil colonial: sociedade mineradora • Páginas: 4 a 12
- Geografia: Volume 6 • Capítulo: 16 – Espaços agrários • Páginas: 9 a 11
- Sociologia: Volume 5 • Capítulo 2: Diversidade cultural • Páginas: 15 a 30
- Filosofia: Volume 6 • Capítulo: 6 Ética moderna e contemporânea • Páginas: 4 a 12
- Arte: Volume 6 • Capítulo: 11 Os contrates do Barroco: período de muito drama • Páginas: 4 - 6

Programação para o período de 20/abril até 24/abril:
- Videoaulas de revisão para todas as disciplinas.

Programação para o período de 27/abril até 1/maio:
- Língua Portuguesa: Volume 6 - Capítulo 11 (Artigo de divulgação científica) - Páginas: 4 a 15
- Língua Inglesa: Volume 6 - Capítulo: Beauty and Fashion - Páginas: 4-7
- Literatura: Volume: 6 - Capítulo: Romantismo no Brasil - Páginas: 4-8
- Matemática: Volume 6 - Capítulo 14: Geometria de posição - Noções Primitivas e Proposições Primitivas - Páginas: 10 a 16
- Física: Volume 6 - Capítulo 11 - Dilatação Linear dos Sólidos - Páginas: 16 à 21
- Química: Volume 6 - Capítulo Termoquímica - Métodos teóricos para determinar a variação de entalpia de reação - Lei de Hess - Páginas: 18 à 20
- Biologia: Volume 6 - Capítulo 11 - Zoologia II (Filo Arthropoda - Crustáceos, Aracnídeos e Insetos) - Páginas: 14 à 20
- História: Volume 6 - Capítulo 25. Brasil colonial: sociedade mineira - Páginas: 9 a 13
- Geografia: Volume 6 - Capítulo 16: Espaços Agrários - Páginas: 12 a 20
- Sociologia: Volume 6 - Capítulo 11, A formação da globalização econômica - Páginas: 7 a 9
- Filosofia: Volume 6 - Capítulo 06. Ética: da Modernidade à atualidade - Páginas: 15 e 16
- Arte: Volume 6 - Capítulo 11. Os contrastes do Barroco: período de muito drama! - Páginas: 7 a 10

Observação: É importante manter a disciplina de estudo diário e tentar avançar no conteúdo com o apoio das videoaulas e demais ferramentas. Entretanto, quando voltarem as aulas presenciais, desenvolveremos várias atividades de recuperação para aqueles que não alcançaram bons resultados nas avaliações à distância ou que tiveram dificuldade de se organizar nos estudos em casa. 

Abaixo, as tarefas mínimas para março e abril:

Simuladão ENEM: Para as séries finais do ensino médio, de 09 a 13 de abril, teremos a primeira etapa do Simuladão Enem no specomvoce.com.br. Serão 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Também teremos lives de correções das principais questões a partir de 14/04. A segunda parte, com mais 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, será disponibilizada de 17 a 20/04.

Saiba como realizar o Simulado Enem clicando aqui.

Gramática
Livro de Atividades: pg 3 até 15

Produção de Texto
Leitura (p.6)
Exercícios (1 e 2) (p.6-7-8)

Literatura
Leitura (use a apostila e outras fontes de pesquisas):
Contexto histórico das origens do Romantismo no Brasil, bem como as três Gerações da poesia romântica brasileira.
Destaque de cada geração o principal autor e uma poesia de cada um.
Caso da terceira geração seja um poema muito longo, apresente algumas estrofes.
Os trabalhos devem ser manuscritos, com texto retratando o seu entendimento.

História
Leitura da Unidade 22
Apostila: Exercícios 1 a 8 (Hora do Estudo - págs. 42 a 44)
Livro de Atividades: Exercícios 1 ao 11 (págs. 17 a 21)

Leitura da Unidade 23
Apostila: Exercícios 1 ao 3 (Hora do Estudo - pág. 54)
Livro de Atividades: Exercícios 3 ao 12 (págs. 23 a 26)

Leitura da Unidade 24
Apostila: Exercícios 1 ao 4 (Hora do Estudo - pág. 54)
Livro de Atividades: Exercícios 1 ao 12 (págs. 23 a 26)

Sociologia
Leitura das páginas 15 a 21 da Unidade 10
Apostila: Exercício Atitude Sociológica (pág. 22); exercício 1 e 3 (Hora do Estudo - pág. 30)
Livro de Atividades: Exercícios 1 ao 3 (págs. 7 e 8)  

Geografia
Exercícios da pagina 48 e 49  do livro didático
Exercícios do livro de atividades das páginas 3 a 10

Biologia
Apostila - págs: 58/59 - ex: 1 a 6
Hora de Estudo - págs: 61/62/63/64 - ex: 1 a 16
Livro de Atividades - págs: 24 até 34 - ex: 1 a 37
Atividade: clique aqui

Química
Livro de atividade- pág. 10 a 14
Apostila- pág. 19 exerc. 8 a 10

Física
Apostila – Exercícios 3, 6 e 7 – Páginas 15 à 17
Hora do Estudo – Exercícios 1, 6 e 11 – Páginas 38 à 40
Exercícios 14 ao 17 – Páginas 11 e 12 – Livro de Atividades (1º Bim.)

Assista:
Estática dos Corpos Extensos (Parte 1) - Profº Lyanderson
Estática dos Corpos Extensos (Parte 2) - Profº Lyanderson
Correção Lista de Exercícios - Momento de uma Força - Profº Lyanderson
Exercícios - Estática dos Corpos Extensos - Parte 1 - Profº Lyanderson
Exercícios - Estática dos Corpos Extensos - Parte 2 - Profº Lyanderson
Exercícios - Estática dos Corpos Extensos - Parte 3 - Profº Lyanderson
Tarefa Mínima - Estática dos Corpos Extensos - Profº Lyanderson

Inglês
Exercícios da unidade 2 - pag 11 a 23

Arte
Leitura do conteúdo.

Filosofia
Reflexão em Ação / Hora de estudar ( unidade 2)

Matemática
Resolva na apostila, página 12, exercício 3
Não conseguiu? Revise no Youtube! Dica pra começar: clique aqui

Resolva na apostila, página 15, exercício 4
Não conseguiu? Revise no Youtube! Dica pra começar: clique aqui

Apostila: leitura das páginas 57 a 59

Revisão da atividade acima no Youtube: clique aqui

Resolva na apostila, página 60, exercícios 1, 2, 5 e 6

Apostila: leitura das página 60 (só teoria sobre triângulo equilátero)

Revisão da atividade acima no Youtube: clique aqui

Resolva na apostila, página 63, exercícios 2, 3 e 4

Apostila: leitura (só a teoria) das páginas 64 a 68

Revisão da atividade acima no Youtube: clique aqui (assistir até o minuto 18)

Resolva na apostila, página 67, exercícios 4 e 5

Apostila: leitura (só a teoria) das páginas 70 a 72

Revisão da atividade acima no Youtube: clique aqui (a partir do minuto 18 = círculo)

Resolva na apostila, página 72, exercícios 1, 2 e 3

Revisão de séries anteriores: Vídeos - Profº Adriano

Educação Física

Desenvolver, em folha almaço, um texto falando sobre o Futebol Americano: origem, regras e principais times.

Triathlon. Falar sobre esse esporte em folha almaço que deverá ser entregue no retorno às aulas.

Escreva sobre Boxe. Entregar em papel almaço.

Entrega de trabalho em folha almaço sobre Surfe.


Expressão corporal

Profª Ayélen Zárate

Olá meus queridos e queridas, BUENOS DIAS.
Lembrando que  interrompemos o nosso trabalho na parte da coordenação motora e, por isso, não chegamos aos grandes desafios. Aqui, deixo uma proposta para tentarem fazer. Assim, estarão prontos para o nosso reencontro, pois iremos trabalhar com essas variações rítmicas e compositivas, entre outras coisas!

Desafío 1:
“Ritmo” assistir vídeo clicando aqui 

Desafío 2:
“Coordenaçao e Velocidade” assistir vídeo clicando aqui

Desafío 3:
“Elemento” assistir vídeo clicando aqui 

Tarefa:
Vamos pesquisar na internet ou em livros sobre a Festa Junina, focalizando nos seguintes aspectos:

● Suas diversas origens
● Grupos sociais envolvidos
● Distribuição de tarefas
● Sentido religioso
● Benefícios sócio-econômicos.
● Cultura (roupas, comidas típicas, músicas)

Faça uma breve análise por escrito, citando o que mais chama a sua atenção ou que gostaria de desenvolver pensando na expressão corporal (2 folhas no máximo).

Tarefa:
Olá queridos, vou deixar mais uma tarefa por aqui!
Se fizeram a anterior, não terão dificuldade nesta.
Convide mais 3 ou 4 colegas da classe para formar um grupo de whatsapp para trocar ideias.
Aproveitando os conhecimentos em geografia que vocês têm, façam uma pequena investigação pela internet com páginas web (confiáveis) e vídeos sobre danças de regiões do Brasil.
Cada grupo tem que escolher uma região!
Isso cria a necessidade  de seu grupo interagir com os outros, decidindo essa divisão!
Ao combinar entre vocês, a mesma sala não terá regiões repetidas.
Difícil? Vamos tentar? Creiam no poder da comunicação!!

O que escrever?
- Tipo de dança.
- Características simples de cada uma.
- Possível origem e misturas.
- Vestimenta.
- Música características simples.
- Conclusão: troca de ideias de grupo sobre as relações das danças europeias, africanas e brasileiras.
Máximo duas folhas, com nomes.

Peço que tanto a tarefa anterior como esta sejam encaminhada para ayelenzarate92@gmail.com 
Sei que pode ser chato, mas temos muito tempo e são pouquíssimas folhas.
Não tem que escrever muito e espero uma mínima reflexão que não seja "copia e cola de internet" (eu descubro se foi assim!!!).
Tenho certeza que algum vídeo ou informação interessará a vocês.
Então, por favor, façam!!!
Gratidãoooo!!!!!
Abraços a todos e todas.

Música
Originalmente, nossas atividades de música ocorrem na grade curricular até o 9º ano do ensino fundamental. Decidimos, porém, deixar como desafio aos estudantes do ensino médio participar da proposta abaixo, adotada no Fundamental I e II. Pedimos que compreendam - sem entrar nas preferências de ritmo e estilo - o contexto histórico da canção escolhida. E, assim, recomendando que superem preconceitos, pedimos que auxiliem no coral dos mais jovens, colaborando com suas vozes!

Uma das atividades que planejamos para este ano previa o ensaio semanal da Canção do Expedicionário, que marcou a participação dos Pracinhas, membros da Força Expedicionária Brasileira, na II Guerra Mundial. Música e poesia vibrantes, que deram força aos nossos soldados naqueles tempos de angústia. Não imaginávamos - quando pensamos nesta proposta pedagógica - que, de repente, essa música nos ajudasse em novos tempos difíceis. Por isso, nossa sugestão: Ouça com frequência a Canção do Expedicionário para a memorização da letra. Cante em família. Pesquise para entender a letra e o contexto, estudando o tema. Dessa forma, quando superarmos todas as dificuldades atuais, estaremos prontos para cantarmos juntos - alunos, pais e professores - comemorando a vitória nesta luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário